Pular para o conteúdo principal

Resenha: Jogos Vorazes - Suzane Colins

TítuloJogos Vorazes
Autora: Suzane Colins
ISBN-13:
9788579800245
Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Ano: 2010
Páginas: 400
Na rede: Skoob
Onde comprar: Saraiva, Walmart, Livraria da Folha

SinopseA história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Oi gente, tudo bem? Sei que todo mundo já conhece ou pelo menos já ouviu falar da trilogia Jogos Vorazes, tanto pelos livros, quanto pelos filmes, mas eu queria fazer uma resenha sobre o livro, então aqui estamos. haha
Quando eu estava no segundo ano do ensino médio, meu querido amigo Ricardo me apresentou e basicamente me obrigou a ler, e eu me apaixonei pela trilogia!
Como a maioria sabe, Jogos Vorazes conta a historia de Katniss, uma garota do distrito 12, que ao descobrir que sua irmã foi sorteada, se vê obrigada a se voluntariar para os Jogos Vorazes, que são a lembrança da Capital para os distfritos de que ela é quem manda. Cada um dos 12 distritos manda um garoto e uma garota de até 18 anos para se enfrentar numa arena até a morte, até sobrar apenas um.

Minha Opinião:

Jogos Vorazes faz uma crítica ao mundo capitalista onde consumimos muito sem saber exatamente o que estamos consumindo. Reality shows são o maior e o mais explícito exemplo que temos nos livros. Já pararam para notar o quão sem noção são os programas como o Big Brother? Os participantes se submetem a qualquer coisa por prêmios, e a gente consome sem pensar duas vezes! Não escolhemos bem nosso tipo de entretenimento e nos divertimos com pessoas que estão passando por situações bizarras, cozinhando sob pressão, morando muma casa com estranhos, ooou sobre uma família rica que faz muito barraco.
Por que não consumir também um programa onde 24 adolescentes pobres lutam até sobrar apenas um vivo??
Eu particularmente amo a história, amo como ela foi descrita, amo a ação, o drama, o sangue e toda a batalha mortal que ocorre nos livros, mas eu acho a Katniss muito chata, não sei bem por quê!
Jogos Vorazes tem uma das histórias mais eletrizantes e foi o que me fez amar distopias, que até hoje é meu tipo de histórias favorito!
Recomendo a todos que gostem de livros com personagens femininas fortes, que gostem de ação, críticas sociais e um pouco de drama! Haha


Foto -Suzanne Collins
Sobre a autoraSuzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica foi lançada no começo de 2012


Joice Novaes, 27 anos, formada em Letras, escritora. Casada com o seu melhor amigo (Colaborador do blog)! Romântica, amante de livros, musica, filmes, séries, fotografias e muito mais.

Comentários