Pular para o conteúdo principal

Resenha: Azul É a Cor Mais Quente - Julie Maroh


TítuloAzul É a Cor Mais Quente
Autora: Julie Maroh
ISBN-13:
  9788580631258
Editora
Martins Fontes
Ano: 2013
Páginas: 160
Na rede: Skoob
Onde comprar: Submarino, Americanas, Amazon

SinopseClementine é uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, maravilhas e tristezas que essa relação pode trazer.



Oi gente, tudo bem? Este ano já comecei minhas leituras com algo que tinha muuuuita vontade de ler desde que assisti ao filme: Azul é a Cor Mais Quente. O livro, diferente do filme (que muda o nome dos personagens), conta a história de Clementine, uma adolescente de 15 anos, que está namorando um rapaz, e um dia, enquanto esperava para encontra-lo, vê uma menina de cabelos azuis. Desde este dia, ela percebe que não gosta tanto do rapaz quanto achava que gostava, pois a menina não sai de seus pensamentos, de seus sonhos e ela parece enxerga-la onde quer que vá. 
Até que um dia ela realmente conhece Emma, literalmente a menina de seus sonhos, e descobre o amor e tudo que ele pode causar de impacto positivo e negativo em suas vidas. 
Conhecemos dois pontos de vista: O de Clementine e o de Emma, onde todos os pontos de vista de Clementine são narrados através de um diário, fazendo Emma mergulhar num mar de lembranças e culpa, que vão sendo relevados no decorrer da trama.

MINHA OPINIÃO


Como eu havia dito antes, foi a minha primeira leitura do ano, e até agora a minha favorita, e fiquei tão presa à história que demorei apenas algumas horas para ler a graphic novel inteira. Acho que o ponto mais forte dela é a facilidade de se identificar com os personagens. Clementine é uma menina insegura, que ainda tem muito a aprender, enquanto Emma já é um pouco mais experiente na vida, está cursando uma graduação, tem seu próprio apartamento e uma vida totalmente diferente da de Clementine.
Mergulhamos junto às duas num mar de preconceitos a respeito da orientação sexual das duas, como isso afeta suas vidas, a luta diária a ser enfrentada, muito bem representada no livro.
Outra coisa que me fez ficar encantada foi o traço dos desenhos. Incríveis, delicados, reais. Todos em uma escala cinza, com detalhes destacados em azul.
Se você assistiu ao filme e não gostou por toda a questão pornográfica que o filme traz (sim, no filme parece um pornô lésbico em várias cenas), não se preocupe! O livro não tem cenas assim. Há uma ou duas cenas de sexo? Sim, mas todas bem leves, bonitas, nada vulgar, apenas representativo pelo amor das duas. 
Recomendo à todos que gostam de ler boas graphic novels, com um toque LGBT. ♥


Foto -Julie MarohSobre a autora:  Julie Maroh é uma escritora de Romance gráfico francesa, nascida no norte da França. Ela escreveu Azul é a cor mais quente (Le bleu est une couleur chaude) sobre a vida e o amor de duas jovens lésbicas, que foi adaptado para um filme ganhador de diversos prêmios: La vie d'Adèle dirigido por Abdellatif Kechiche.
Joice Novaes, 27 anos, formada em Letras, escritora. Casada com o seu melhor amigo (Colaborador do blog)! Romântica, amante de livros, musica, filmes, séries, fotografias e muito mais.

Comentários

  1. Adorei o filme, o livro deve ser ainda melhor... como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse quadrinho, alias, até adiei o filme para poder ler a obra original primeiro, mas o tempo não me dá trégua hehehe.
    Adorei a postagem! Acho que esse é o primeiro blog que vejo fazer uma resenha sobre essa obra <3
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAH
      Muito orbigada. Sério, leia e assista, você vai amar <3

      Excluir
  3. O filme já está na minha lista para ser assistido, porém essa graphic novel eu preciso para ontem.

    Parece muito linda <3 ! E viva o amor!

    Primeira vez aqui no seu cantinho e feliz por ter lindo uma resenha tão maravilhosa.

    Beijos,

    Ludmila Bahia

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler e assistir você vai gostar muito, é bem escrita e desenhada!
      Beijinhos e muito obrigada pelos elogios <3

      Excluir
  4. Eu adoro o filme! Mal imaginava que tinha livro e ainda mais graphic novel!!!
    Adorei a indicação!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para que possamos dar maior atenção a cada um deles ♥